DAN participa da 15ª Abu Dhabi Art

22 Novembro de 2023

Captura de Tela 2023-11-22 às 15.49.51

De 22 a 26 de novembro, a 15ª Abu Dhabi Art reunirá 92 galerias locais e internacionais e pela primeira vez na trajetória da feira dos Emirados Árabes receberá instituições da América do Sul. Em sua participação inédita, a DAN Galeria apresentará uma seleção de contemporâneos composta por Lygia Clark, Jesus Soto, Denise Milan, Franz Weissmann e Elizabeth Dorazio.

Um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea, Lygia Clark também é reconhecida como uma das mais importantes artistas entre a transição do moderno e do contemporâneo no Brasil. Seu trabalho é citado sempre que se fala sobre quebra de paradigmas. Iniciou sua carreira na pintura e progressivamente a substituiu por objetos tridimensionais, com experiências sensoriais, realizando obras interativas.

A curadoria traz artistas representantes de técnicas variadas, como o venezuelano Jesús Soto, considerado um dos percussores da arte cinética e particularmente famoso pelos seus “penetráveis”, esculturas em que as pessoas podem passear e interagir. A investigação de Soto sobre temas como mobilidade, vibração e dinâmica estará no estande da DAN Galeria com obras como “Noir” e “Varios violetas”.

A arte brasileira está representada em diferentes e marcantes dimensões. Denise Milan, pioneira do movimento Arte Pública no Brasil, usa a pedra como eixo criativo, executando obras nas áreas de arte pública, performance urbana, escultura, artes cênicas, ópera, poesia, impressão, vídeo-arte, arte multimídia. A série “Códigos Quartzos” estará em exibição na feira Abu Dhabi Art.

Uma das principais referências brasileiras na escultura, Franz Weissmann trabalha a composição de figuras maciças, passando a recriá-las em linguagem abstrata, como na série “Coluna Neoconcreta”. Weissmann foi influenciado pelos trabalhos escultóricos de Rodin, Brancusi e Henry Moore. Participou com o pintor Alberto da Veiga Guignard, da constituição da primeira escola de arte moderna da cidade de Belo Horizonte, a Escola Municipal de Belas Artes.

A seleção da DAN Galeria traz diversas culturas visuais e técnicas populares, como as produções de Elizabeth Dorazio, artista natural de Minas Gerais, que trabalha entre o Brasil, Emirados Árabes e Alemanha. Com desenhos, colagens e instalações, ela investiga os mistérios das relações humanas com a natureza e com o cosmos, sendo esta, a essência do seu trabalho.