Útero Magmático - Denise Milan


Sobre


Itu, Brasil
06/05/2023 - 31/07/2023

“Útero Magmático”, da artista Denise Milan, é a exposição escolhida para inaugurar o mais novo espaço da DAN Galeria no interior de São Paulo. Instalado dentro da Fábrica São Pedro, onde está o FAMA Museu, o espaço abrigará a mostra de 6 de maio a 31 de julho.

Com curadoria assinada pela DAN Galeria, a individual apresenta um conjunto de 20 obras – sendo 13 inéditas – gestadas nos dois últimos anos. Gestacional também é o fio condutor da exposição, que traz como peça central, um cristal cuja forma faz alusão a um útero, dando nome à mostra.

O espectador é convidado a interagir com a instalação através de um olho mágico: um quartzo rosa formado há 130 milhões de anos, que pulsa revelando o potencial de fecundação que origina todas as criações do planeta. Daí brota um princípio de criação presente na natureza e em todo ser humano, que propicia a fecundação das ideias, do imaginário e dos sonhos.

Logo na entrada, o visitante se depara com “TrincAr”, obra que apresenta as rachaduras vulcânicas no corpo do planeta, por onde escorre a lava magmática. A peça faz uma associação direta com as trincas humanas, de acordo com a artista. Na sequência, o visitante se depara com recipientes preenchidos com um caldo cósmico anterior à aparição da humanidade – um convite à visitação e rememoração do ponto de origem da matéria que formaram as pedras da exposição.

“As trincas também fazem parte do processo da criação e são indispensáveis para que esse aconteça. Elas estão ligadas ao momento do nascimento quando a placenta se rompe e a criança nasce. Como as trincas da saúde, o coração partido de cada um e da memória”.

Para Denise, todos temos uma trinca na vida e é através delas que podemos entender como a matéria está em constante transformação. A artista ainda afirma que tudo é energia e as cristalizações são o oposto de momentos estáticos, sendo marcas de vitalidade da gestação; como o visitante pode conferir na obra “Cicatriz”, que integra a exposição.

No lado oposto do espaço expositivo, estão os ideogramas de quartzos que formam a “Linguagem da Pedra”, criados pela artista, que mergulhou nesse universo há 40 anos. Cada ideograma reflete o movimento dos átomos e das moléculas do quartzo numa relação com a dinâmica de nossas emoções e sentimentos, seus antagonismos e afinidades.

Num segundo ambiente, o público é atraído para o “Olhar Mater”:  o olhar que vem da pedra e nos convida para o “Banquete Magmático”, onde estão servidos alimentos cozidos há milhões e milhões de anos. Um chamado para degustar os saberes e sabores dos subterrâneos.

Sobre a obra, o curador Gabriel Pérez-Barreiro, responsável pela curadoria da última mostra de Denise Milan na DAN Galeria, comenta, “uma metáfora da criação do universo, do mundo. O fato de estar trabalhando com uma matéria-prima de uns trezentos milhões de anos, já coloca uma questão sobre o tempo que é muito interessante de ser colocada em um contexto de arte contemporânea”.

Para esta celebração, chegaram do imaginário da Terra, com 130 milhões de anos, os proto-humanos, primeiros esboços da nossa figura humana. Entre os “Proto-Humanos” se encontra o “Terceiro Olho” onde os convidados poderão descobrir através do olho mágico a pedra original de onde surgiram.

Este é o momento da revelação, segundo Denise, “o “Proto-Humano” olha você. A pedra deixa de ser objeto para se tornar protagonista”.

Nesta exposição a artista propõe uma nova experiência: com a transformação da nossa posição perante a natureza passamos a fazer parte dela e de um trajeto maior.


Útero Magmático - Denise Milan