São Paulo, Brasil
23/11/2013 - 18/12/2013
Pioneiro do design gráfico no Brasil, Alexandre Wollner, que comemora 60 anos de carreira, será homenageado na Dan Galeria com a exposição Série constelações – obras recentes de Alexandre Wollner onde serão expostos os mais recentes trabalhos do artista criador que, aos 85 anos, continua inovando a estética e a função do design.
Constelações e Formulação são as duas séries apresentadas na Dan Galeria, que exprimem os pontos de contato entre o artista e o designer. Idealizados em pinturas, os trabalhos datados de 1956 foram agora recriados digitalmente como um interesse do artista nas possibilidades de sobreposição de cores que a impressão digital oferece. Como outros trabalhos construtivistas, essas obras são compostas por progressões e mostram uma relação orgânica e não mecânica entre diversas formas triangulares e digitais.
No dia de abertura da exposição, a Dan Galeria lança também o livro Concretos paralelos: construtivismo britânico, concretismo e neoconcretismo brasileiro, feito a partir da exposição realizada no ano passado em parceria com a Cultura Inglesa, que estabeleceu um paralelo entre os artistas concretos e construtivistas no Brasil e na Inglaterra entre os anos 1950 e 1970. A mostra Concretos Paralelos, que aconteceu simultaneamente na Dan Galeria e no Centro Brasileiro Britânico, sede da Cultura Inglesa e do British Council em São Paulo, teve Wollner como um dos seus principais destaques e contou com obras de artistas como Geraldo de Barros, Hércules Barsotti, Lygia Clark, Sergio Camargo, entre outros grandes nomes, cujas obras estão reproduzidas no livro. Sua
diagramação é de autoria de Wollner e conta com ensaios de Sam Gathercole, Maria Alice Milliet, Ferreira Gullar, Jon Wood e Gloria Carnevali.