São Paulo, Brasil
04/04/2009 - 04/05/2009
Apresentamos pela primeira vez no Brasil a obra do artista Knopp Ferro, nascido em 1953, Colônia na Alemanha, mas de nacionalidade austríaca.
Conheci seu trabalho pela primeira vez em Basel, Suíça, na galeria Thomas de Munich em 2007 e, de imediato, identifiquei-me com sua obra.
Há uma grande afinidade estética entre a obra de Knopp Ferro e os trabalhos de alguns artistas que representamos, tais como: Jesus Soto, Leon Ferrari, Mira Schendel e Antonio Bandeira ou de artistas que admiro como Calder, Paul Klee, ou Gego. Essa afinidade e admiração por sua obra, que poderão conferir neste catálogo, me inspiraram a convidá-lo a expor na Dan Galeria suas obras recentes.
Na arte contemporânea, poucos são os artistas cujas obras despertam em nós a emoção e sensação de suspensão e, por consequência, de elevação anímica.
O desenho é a materialização de uma ideia, pensamento traduzido em forma com energia própria.
Para Knopp Ferro, a linha traçada a nanquim ou riscada sobre papel é a gênese da obra a materializar-se no espaço tridimensional.
Suas esculturas, construídas em ferro, desafiam a gravidade e orbitam levemente em movimento contínuo.
Observá-las, com enlevo, tenho certeza, é o convite que a Dan Galeria faz neste momento. Temos o prazer em convidá-los a fluir em suas obras.
Flavio Cohn, abril de 2009