São Paulo, Brasil
10/12/2011 - 28/01/2012
Figura marcante do universo das artes plásticas, por sua ampla produção artística e ação política, o escultor, gravurista e pintor baiano Emanoel Araujo recebe dupla homenagem para comemorar seu aniversário de 70 anos. Sua trajetória profissional em cinco décadas e sua contribuição como gestor cultural de instituições no Brasil e no exterior estão registradas no livro Emanoel Araujo – Escultor, escrito por Paulo Herkenhoff, que será lançado no dia 10 de dezembro, na DAN Galeria. Na mesma ocasião, a galeria abrirá a exposição Branco, Azul, Vermelho e Preto que reunirá 15 obras da produção recente do artista, dividida entre relevos e esculturas.
A publicação é uma iniciativa do secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, e conta o patrocínio da Sabesp.”A obra de Emanoel Araujo é resultado de uma busca incansável pela beleza, presente já nas suas pesquisas mais incipientes e em sua gravura. Em seu trabalho, os conceitos avançados de estética e o estofo da ancestralidade convivem e dão origem a uma obra que, por brasileira, sabe-se também africana e universal”, afirma Matarazzo, no prefácio do livro.
Emanoel Araujo nasceu no dia 15 de novembro de 1940, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, e adotou há muitos anos a cidade de São Paulo como lar. Além de se dedicar à intensa produção artística, ele dirige o Museu Afro Brasil desde sua fundação, em 2004. Antes disso, esteve à frente da Pinacoteca durante o período de dez anos, um de seus maiores desafios. Nesse posto, redefiniu os parâmetros da museologia em São Paulo e no Brasil, tornando a Pinacoteca um museu de referência internacional, capaz de realizar mostras de inegável valor artístico, aliado a um enorme apelo cultural.
Em 1999, recebeu menção honrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte pela eficiência como incentivador que semeia e multiplica os eventos da arte e realiza o esforço generoso de sua divulgação. Realizou diversas exposições individuais e coletivas por todo o Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão e recebeu diversos prêmios em todas as técnicas trabalhadas.