Metz, França, 1965
Pascal Dombis é um artista visual radicado em Paris que se concentra tanto na linguagem quanto na percepção. Ele é conhecido por seu uso excessivo de regras algorítmicas simples.
Foi no início dos anos 90, ao terminar seus estudos em Boston, que ele encontrou pela primeira vez ferramentas artísticas digitais, provocando uma transição da pintura para algoritmos ao retornar à França. Desde então, cria ambientes marcados pelo excesso, pela repetição e pela imprevisibilidade dos processos tecnológicos, nos quais pretende envolver o espectador questionando a percepção em relação ao espaço, ao tempo e à linguagem.
Desenvolve trabalhos multirreferenciais que brincam com ambientes espaciais e promovem múltiplas interpretações.
Exposições recentes incluem Artistas & Robôs no Grand Palais em Paris (2018), Consciência Cibernética no Itaú Cultural em São Paulo (2017) e a Bienal de Veneza (2013).
Em 2020, ele conseguiu a criação de uma obra de arte pública permanente, Double Connection, com quase cem metros de comprimento no centro de Xangai. Em 2022, realizou exposição monográfica Pós-Digital no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba no Brasil.
Em 2024, a Dan Galeria apresentou a primeira exposição individual da Spin Machine Pascal Dombis.
Nascido em 1965, vive e trabalha em Paris, França
Exposição “Linha Atemporal”
Exposição “Linha Atemporal” na Dan Galeria com texto curatorial de Paula Braga.
Exposição "Linha, Cor e Movimento"
Apresentamos Linha, Cor e Movimento. A nova exposição online de acervo da Dan Galeria.