Macaparana, Brasil, 1952
“A arte de Macaparana é essencialmente brasileira, embora se situe no polo oposto ao brasileirismo de nossa arte modernista, que versava temas nacionais.
Digo que sua arte é brasileira porque ela decorre de um outro processo estético, que começou no Brasil com a introdução da arte concreta, em começos da década de 1950.
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O Concretismo, com sua linguagem geométrica, abre um novo caminho para as artes plásticas brasileiras mas, ao mesmo tempo, conduz a um impasse que dará origem ao neoconcretismo. É que, ao romper com as normas concretistas, o neoconcretismo introduz na arte construtiva opções outras, diversas das que apontava a estética da Escola de Ulm.
A inovação básica do neoconcretismo foi eliminar o quadro como elemento básico da linguagem pictórica. Ele é violentado e substituído pelo que os neoconcretistas chamavam de não-objeto. Em que pese à originalidade da arte de Macaparana – cuja contribuição própria é indiscutível – ela não teria nascido se os neoconcretos não tivessem mudado fundamentalmente a função do quadro como suporte da linguagem pictórica. Nasce aí, por assim dizer, uma nova linguagem.
Em que consiste essa nova linguagem? no fato de que o quadro deixa de ser o lugar onde a linguagem da pintura acontece para ser ele mesmo essa linguagem. Por essa razão, ele muda de forma já que fazer arte, agora, é reinventá-lo, fazer dele o objeto da arte.
Ao dizer isto, estou evidentemente falando de Lygia Clark, de Willys de Castro mas também de Macaparana, herdeiro desse novo caminho aberto à arte por artistas brasileiros.
Outra herança, presente na obra de Macaparana, é a geometria – as linhas retas, os retângulos, os hexágonos, como também formas inventadas, uma geometria outra, que tampouco se confunde com a figura abstrata sobre o espaço do quadro: não, a geometria, neste caso, é a obra mesma, a placa de madeira com a forma que o artista lhe dá.
Vejam bem: estou dizendo que a arte geométrica, no Brasil, realizou uma revolução que, seguindo essa linha, deixou de fazer pintura e passou a inventar com as cores e as formas geométricas um universo outro, uma geometria outra, de que a arte de Macaparana é exemplo notável. “
Ferreira Gullar, “Um Caminho Novo”, 2016
A Dan Galeria Contemporânea convida todos a visitar o ateliê dos artistas representados, através dos vídeos, como uma forma de aproximar o público da sua produção.
É com muita alegria que anunciamos a pré abertura do novo espaço da Dan Galeria Contemporânea em São Paulo.
Exposição “Linha Atemporal”
Exposição “Linha Atemporal” na Dan Galeria com texto curatorial de Paula Braga.
Exposição "Linha, Cor e Movimento"
Apresentamos Linha, Cor e Movimento. A nova exposição online de acervo da Dan Galeria.