Sorocaba, Brasil, 1957
É formada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (1983), mestrado em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Em 2019 cursou pós-doutorado na Faculdade de Belas Artes na cidade do Porto, em Portugal.
Artista multimídia, Lucia tem se aprofundado nos últimos anos sobre o tema shakespeariano da Ofélia. Sua produção se divide em diferentes suportes como pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, foto performance e vídeos, trazendo para a contemporaneidade o tema tão difundido pelos pintores pré-rafaelitas.
As produções de Lucia abarcam a pintura, o desenho o qual a artista demonstra grande interesse, vídeos, esculturas e fotos performance.
Nas produções mais recentes a água é o cerne de suas investigações, com suas características de transparência, movimento e cor, compondo a poética da artista e propiciando inúmeras criações pictóricas e escultóricas. O rastro cada vez mais presente em seus trabalhos, está impregnado de memórias de idas e vindas da cidade do Porto e ao mesmo tempo está conectado a figuras literárias.
O conto Silêncio das Sereias de Kafka descreve a dor sentida por elas ao serem desprezadas por Ulisses, que não as ouviu e ignorou o seu canto em meio as lagrimas. E dessa forma traduz seu trabalho a figura feminina que não é ouvida e por isso mergulha, deixa rastros e produz sons inaudíveis embaixo da água.