Belo Horizonte, 1983
Juliana Sícoli (1983) é artista visual, com pós-graduação em Fotografia e Artes Visuais pela PUC/MG. Com formação em psicanálise, tece uma narrativa única que entrelaça fotografias, pinturas e intervenções com materiais de corte e de costura.
Sua pesquisa, fundamentada na busca por expressar as inquietações que não apenas a afetam, mas também ressoam em tantas outras mulheres, transcende as fronteiras do visível para desvelar camadas emocionais mais profundas.
Juliana se utiliza de uma pesquisa muito profunda sobre o papel da mulher ao longo da história, na nossa sociedade patriarcal. Ela perpassa por questões pessoais, referências literárias, filosóficas e pesquisas de arquivos.
Em um diálogo contínuo entre imagem e psique, cada obra é uma expressão consciente – uma declaração visceral – do seu compromisso em investigar e trazer reflexões sobre as complexidades que permeiam o universo feminino.
Recentemente a artista tem voltado sua pesquisa para a criação de obras tridimensionais em pequenos e grandes formatos, usando a mesma linguagem encontrada na série O Vazio fez-se mar.
Juliana é a artista selecionada deste semestre para o programa Dan Acredita. Promovido pela Dan Galeria Interior, o programa visa dar visibilidade para a produção artística de profissionais com uma trajetória sólida nas artes visuais e sem representação de galerias.